domingo, 28 de dezembro de 2014

Quitutes de Dona Rita e filho Anselmo. Hmmmmmmmm! - Delíciosos.


Obra pronta e pão experimentado. Aguardando a hora de ser consumida. 


Quitutes para o final de ano!



Ano novo chegando e os filhos, mesmo bem crescidinhos, esperando ansiosamente pelos doces que a mãe sabe fazer. Entre os três, um é bem interessado no assunto e ajuda, vai buscar os ingredientes, dá sugestões de sabores, misturas e novas experiências. Dessa forma a tarde de ontem foi passada pelos dois, mãe e filho Anselmo, na cozinha aqui de casa. para começar, fizeram uma fornada de pão integral, no qual há farinha integral, sementes de linhaça, girassol descascado, gergelim, quinoa e as vezes umas castanhas moidas. Olhem a fotografia. 


Melhor do que o visual é o aroma e o sabor..

Quatro pães muito saborosos, mas também extremamente nutritivos e saudáveis. Nada como o pão feito em casa.

Na continuação fizeram o pão mel, apenas em lugar de formas pequenas, foram usadas uma forma grande e outras em formato de coração ou circulares um pouco menores. Uma massa com mel e chocolate que fica macia e saborosa como só ela sabe ser. Um creme feito com chocolate meio amargo, creme de leite e uva passa ao rum, ou castanhas de caju, do Pará e amêndoas moídas no processador serve de recheio. Olhem as bacias de duralex com os dois tipos de recheio. 


Massas assadas esperando recheio.

Massa grande recheada meio a meio, esperando cobertura.

As duas bacias com recheio para as outras massas. 
Houve época em que diariamente eram feitas mais de cem unidades em forminhas retangulares pequenas. O recheio era de doce de leite, geléia de damasco, morangos ou amoras, cobertura de chocolate e vendidas aos colegas de trabalho no CEFET-PR. Eram muito apreciados. 
Também fazíamos empadão de frango com uma massa especial light, extremamente saborosos, sorvete caseiro, cuca alemã e outras coisas mais. 










Depois de fazerem os pães, pão de mel jantamos e chegou a hora das trufas. O recheio que sobrou do pão de mel foi usado no recheio das trufas. 

Como se trata de produto para consumo doméstico, não se preocuparam com o tamanho. Sairam algumas bem grandes e não vejo a hora de deixar derreter uma delas na boca. 

Tudo pronto, colocamos sobre a mesa da copa, para umas fotos com Anselmo ao lado. Dona Rita não gosta muito de tirar fotos e o mais interessante é que ela muitas vezes faz os doces, sem sequer experimentar um pedaço. Os filhos e eu sempre fomos as "cobaias" de suas experimentações, função que nunca recusamos. (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) .


Trufas prontas. 

Trufas e pão de mel. No canto aparece o pão. 





Olhem o que nos espera no Ano Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário